Programação Abril Marrom

​http://abrilmarrom.com.br/index.html                                                                                                                                                                            “Abril Marrom” faz alerta sobre a prevenção da cegueira

Campanha patrocinada pelas farmacêuticas EMS e Legrand, GOSP – Grande Oriente de São Paulo e GLESP – Grande Loja do Estado de São Paulo, oferece diagnóstico gratuito durante todo o mês de abril para identificar e tratar patologias oculares na população
Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60% a 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis, ou seja, aproximadamente 700 mil brasileiros que são cegos poderiam ter evitado esta situação com o tratamento adequado, no tempo certo. O simples conhecimento sobre as doenças oculares, seus sintomas e causas pode evitar a cegueira em muitos casos.

No próximo dia 3 de abril será lançada, na Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10 horas, a campanha “Abril Marrom: mês de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira”, que propõe, pelo segundo ano consecutivo, 30 dias de conscientização da população sobre a prevenção das patologias da visão. A cor do movimento é simbólica ao fato de que a maioria dos brasileiros possuir olhos castanhos.

A iniciativa recebe patrocínio dos laboratórios farmacêuticos EMS e Legrand, GOSP – Grande Oriente de São Paulo e 

GLESP – Grande Loja do Estado de São Paulo, e conta com a colaboração de entidades civis e organizações profissionais e científicas.

Na cidade de São Paulo, a campanha oferecerá, em quatro datas do mês (03, 10, 17 e 24), palestras abertas à comunidade, ministradas por médicos especialistas em diversas áreas da Oftalmologia, sobre temas como prevenção, combate e reabilitação de vícios de refração, catarata, retinopatia diabética, glaucoma, degeneração macular e outros problemas oculares.

Ao longo de quase todo o mês será promovido também um mutirão de diagnóstico, com a realização de testes de acuidade visual em diferentes locais da Capital. A ação começa na Câmara Municipal e chegará ao Mercado Municipal do Centro da cidade, bem como ao Mercado Municipal da Lapa.

Durante esses atendimentos, os pacientes que apresentarem alguma disfunção serão encaminhados ao Instituto Suel Abujamra, conveniado ao SUS, para o devido tratamento.

Criado em 2016 pelo médico oftalmologista Suel Abujamra, ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o “Abril Marrom” já entrou para o calendário de eventos do município de São Paulo, de acordo com a Lei Municipal Lei 14.485/07, alterada pela Lei 16.434/2016, de autoria do vereador Anibal de Freitas.